23 de outubro de 2015

Material Dourado - Maria Montessori (1870 - 1952)



A partir do momento, que alguns estudiosos começaram a perceber que o aprendizado da criança também poderia estar estruturado ao meio, onde ela vive, e que dessa forma, não seria possível apenas empurrar-lhes conceitos e técnicas que constam nos livros, mas sim, que lhes permitissem entrar em contato com a prática e com algo que lhes chamassem a atenção surgiram diversas técnicas, materiais didáticos e atividades que podiam permitir-lhes sair um pouco do método tradicionalista da educação e com isso, usufruir e aprender um pouco sobre o mundo ao seu redor.


Dentre esses estudiosos, encontra-se Maria Montessori:

Poucos nomes da história da educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori. [...], a italiana Maria Montessori (1870-1952). Primeira mulher a se formar em medicina em seu país foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. ‘Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições’, diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.” (FERRARI, site da Revita Nova Escola)

Assim, a maior contribuição dessa estudiosa, além de incentivar a busca pelo conhecimento dos estudantes através de pesquisas em bibliotecas, foi o jogo conhecido como sendo Material Dourado. De fundamental importância para auxiliar o aprendizado da criança atualmente, esse material é a dica da postagem de hoje.


Abaixo, retirado do site Só Jogos Pedagógicos encontra-se uma ideia de como usar esse material em sala de aula.

Para Aprender as Centenas – Dezenas – Unidades
“Separe a turma em grupos.
Disponha para cada grupo um número de pratos (5 ou 6)
Dentro de cada prato ofereça um número.
Disponha o material dourado em cada mesa e explique as regras do jogo:
Ao sinal do professor o grupo deverá colocar no prato o número de barras e unidades correspondentes a cada numeral.
O grupo que finalizar a tarefa primeira ganha o ponto e o professor.
O professor dispõe novos numerais nos pratinhos e recomeça.
O grupo que fizer mais pontos ganha a partida

O professor deve dispor os mesmos numerais para os grupos.

Certifique-se de trazer saquinhos com numerais separados 1 saquinho para cada grupo de acordo com o número de rodadas que se pretende realizar.” Dessa forma, auxiliando as crianças a compreenderem e assimilarem a contagem dos números, assim como a entender e a identificar o que são as centenas, dezenas e unidades.

O Material Dourado também pode ser utilizado para a contagem de outras formas, como a troca de números ou a realização de construções.


Referências da Pesquisa:

FERRARI, Márcio. Maria Montessori, a Médica que Valorizou o Aluno. Site da Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/medica-valorizou-aluno-423141.shtml

Só Jogos Pedagógicos. Jogo Material Dourado (Centena-Dezena-Unidade). Disponível em: http://sojogospedagogicos.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20com%20Material%20Dourado%20Montessori

Sem comentários:

Enviar um comentário