A partir do momento,
que alguns estudiosos começaram a perceber que o aprendizado da criança também
poderia estar estruturado ao meio, onde ela vive, e que dessa forma, não seria
possível apenas empurrar-lhes conceitos e técnicas que constam nos livros, mas
sim, que lhes permitissem entrar em contato com a prática e com algo que lhes
chamassem a atenção surgiram diversas técnicas, materiais didáticos e
atividades que podiam permitir-lhes sair um pouco do método tradicionalista da
educação e com isso, usufruir e aprender um pouco sobre o mundo ao seu redor.
Dentre esses
estudiosos, encontra-se Maria Montessori:
“Poucos nomes da história da educação são
tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori. [...], a
italiana Maria Montessori (1870-1952). Primeira mulher a se formar em medicina
em seu país foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à
auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento.
‘Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já
nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as
condições’, diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira
de Educação Montessoriana.” (FERRARI, site da Revita Nova Escola)
Assim, a maior contribuição
dessa estudiosa, além de incentivar a busca pelo conhecimento dos estudantes
através de pesquisas em bibliotecas, foi o jogo conhecido como sendo Material
Dourado. De fundamental importância para auxiliar o aprendizado da criança
atualmente, esse material é a dica da postagem de hoje.

Abaixo, retirado do site Só Jogos Pedagógicos encontra-se uma ideia de como usar esse material em sala de aula.
Para Aprender as Centenas
– Dezenas – Unidades
“Separe a turma em grupos.
Disponha para cada grupo um
número de pratos (5 ou 6)
Dentro de cada prato ofereça um
número.
Disponha o material dourado em
cada mesa e explique as regras do jogo:
Ao sinal do professor o grupo
deverá colocar no prato o número de barras e unidades correspondentes a cada
numeral.
O grupo que finalizar a tarefa
primeira ganha o ponto e o professor.
O professor dispõe novos numerais
nos pratinhos e recomeça.
O grupo que fizer mais pontos
ganha a partida
O professor deve dispor os mesmos
numerais para os grupos.
Certifique-se de trazer saquinhos
com numerais separados 1 saquinho para cada grupo de acordo com o número de
rodadas que se pretende realizar.” Dessa forma, auxiliando
as crianças a compreenderem e assimilarem a contagem dos números, assim como a
entender e a identificar o que são as centenas, dezenas e unidades.
O Material Dourado também pode ser utilizado para a contagem de outras formas, como a troca de números ou a realização de construções.
Referências da Pesquisa:
FERRARI, Márcio. Maria Montessori, a Médica que Valorizou o Aluno. Site da Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/medica-valorizou-aluno-423141.shtml
Só Jogos Pedagógicos. Jogo Material Dourado (Centena-Dezena-Unidade). Disponível em: http://sojogospedagogicos.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20com%20Material%20Dourado%20Montessori
Sem comentários:
Enviar um comentário