
A
Educação Infantil deve promover o acesso ao aprendizado da linguagem e da
escrita a todas as crianças, principalmente porque é através da comunicação que
a criança começa a responder aos estímulos do meio onde vive. Dessa forma, é
importante que o educador saiba analisar auxiliar no desenvolvimento de seus
alunos.
“Por meio da linguagem oral, a criança se comunica e expressa os seus pensamentos, influenciando outras crianças e estabelecendo relações umas com as
outras. Tudo é contextualizado, ou seja, as palavras só têm sentido em
enunciados e textos que significam e são significados por situações. [...]
Quanto mais às crianças puderem falar em
situações diferentes, como contar o que lhes aconteceu em
casa, contar histórias, dar um recado, explicar um jogo ou pedir uma
informação, mais poderão desenvolver suas capacidades
comunicativas de maneira significativa.” (OLIVEIRA, retirado do site Centro de Produções Técnicas)
“Segundo Vygotski
(2001), a escrita é uma representação de segunda ordem. Ela se constitui por um
sistema de signos, palavras escritas que representam os sons e palavras da
linguagem oral, que tem relação com o mundo real.” (CRUVINEL, LIMA e ALVES, 2013, p.4) Dessa forma, permitindo a criança a descrever e expressar sentimentos,
idéias e comunicar-se através das palavras.
Dentro desse contexto
“a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades
relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades
sensório-motoras, mas sim um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem. Com isso, as crianças certamente aprenderão a escrever e a ler por si mesmas.” (OLIVEIRA, retirado do site Centro de Produções Técnicas)
Vale
ressaltar que é através do ensino que se desenvolve a fala das crianças e é por
meio de atividades, exercícios em sala de aula e do ensino das letras e dos
números, que se pode vir a desenvolver a linguagem escrita e oral, incluindo o
nome e outras coisas que serão essenciais para a vida dos estudantes.
Referências:
CRUVINEL, Fabiana R.; ALVES, Gabrielle M. e LIMA, Bianca. Como Desenvolver a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, nº 21, jan.2013.
CRUVINEL, Fabiana R.; ALVES, Gabrielle M. e LIMA, Bianca. Como Desenvolver a Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, nº 21, jan.2013.
OLIVEIRA, Andréa. RCN Para a Educação Infantil - Construção da Linguagem Oral e Escrita. Site Centro de Produções Técnicas. Disponível em: http://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/rcn-para-a-educacao-infantil-construcao-da-linguagem-oral-e-escrita#ixzz3oTVw2K98
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