1 de outubro de 2015

Educação Infantil


A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” 
(artigo 29 da LDB – retirado do site Infoescola)

Contextualizando brevemente o tema, a educação infantil surgiu há muitos anos por meio do ensino das mães as crianças. Séculos depois, surgiram as creches com o intuito de manter as crianças em um ambiente adequado onde pudessem passar o tempo, enquanto os seus pais trabalhavam. O ensino nas creches antigamente não ocorria, pois não se tinha a educação como sendo sua principal função.
Em meados de 1996, a partir da nova Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a educação básica brasileira, principalmente, permitindo o acesso ao conhecimento para crianças de 0 a 5 anos de idade.
Por meio dessa lei, as creches foram obrigadas a ensinarem as crianças, lhes permitindo o acesso à primeira fase educacional, como se fosse uma preparação para o ensino das séries seguintes.
Dentro desse contexto, o principal objetivo da educação seria fornecer a criança um ambiente adequado de ensino, onde ela pudesse ser educada para adquirir uma espécie de preparação para a alfabetização e também para a sua própria autonomia através do conhecimento, o que nesse caso, pode ser considerado como função base de toda a educação nacional.

Fonte de pesquisa: http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/

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