“A educação infantil,
primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento
integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico,
psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da
comunidade.”
(artigo 29 da LDB – retirado do site Infoescola)
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Contextualizando brevemente o tema,
a educação infantil surgiu há muitos anos por meio do ensino das mães as
crianças. Séculos depois, surgiram as creches com o intuito de manter as
crianças em um ambiente adequado onde pudessem passar o tempo, enquanto os seus pais
trabalhavam. O ensino nas creches antigamente não ocorria, pois não se tinha a educação
como sendo sua principal função.
Em meados de 1996, a partir da nova
Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9394/96), a
educação infantil passou a integrar a educação básica brasileira,
principalmente, permitindo o acesso ao conhecimento para crianças de 0 a 5 anos
de idade.
Por meio dessa lei, as creches foram obrigadas a ensinarem as
crianças, lhes permitindo o acesso à primeira fase educacional, como se fosse
uma preparação para o ensino das séries seguintes.
Dentro desse contexto, o principal
objetivo da educação seria fornecer a criança um ambiente adequado de ensino,
onde ela pudesse ser educada para adquirir uma espécie de preparação para a
alfabetização e também para a sua própria autonomia através do conhecimento, o
que nesse caso, pode ser considerado como função base de toda a educação
nacional.
Fonte de pesquisa: http://www.infoescola.com/educacao/educacao-infantil/
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