24 de novembro de 2015

O Incentivo a Leitura Infantil

Incentivar a leitura desde cedo! (Foto: Thinkstock)



 “Os livros são os portadores dos conhecimentos historicamente construídos, que são transmitidos de uma geração para outra e que dificilmente seriam difundidos por outros meios.” (LIMA e SILVA, 2014, p. 5) Dessa forma, o incentivo a leitura para crianças desde cedo, pode permitir que elas se tornem leitores ávidos no futuro. Porém, qual a vantagem de incentivar a criança a se tornar um bom leitor?
Atualmente, além de gerar bons profissionais, o incentivo a leitura permite, que ao longo do seu desenvolvimento, saindo da infância até se tornar um adulto, a criança possa desenvolver o seu próprio pensamento crítico sobre o mundo onde vive.
De acordo com pesquisas feitas pela Revista Crescer, pode-se resumir o aprendizado da leitura em três fases distintas:
·         De  4 a 6 anos - estágio visual: É um estágio de pré-simbolização, a criança reconhece números e letras pela forma, por seu símbolo gráfico, mas não pelo que significam.
·         De 5 a 7 anos - estágio fonológico: A criança começa a associar os sons aos símbolos que já reconhece, se familiarizando com os sons das letras e identificando-os dentro de uma palavra. Nessa fase, ela começa a ler de forma lenta e silabada: “O pa-to pa-te-ta”, mas sem ser capaz ainda de interpretar plenamente.
·         De 6 a 9 anos - estágio ortográfico: A criança já memoriza e reconhece palavras inteiras, o que torna possível realizar uma leitura mais dinâmica.

Além disso, vale ressaltar, que o incentivo a leitura tem como base o desenvolvimento da linguagem, que começa muito antes da criança sequer saber o que é um livro. “Durante o primeiro ano de vida, o bebê começa a decifrar todo o contexto de expressão emocional intrínseco à comunicação oral: ele observa a testa que enruga sinalizando irritação, os lábios que sorriem demonstrando alegria, a voz que se altera na hora da raiva.” (retirado do site Revista Crescer) “Por esse motivo a criança se torna leitora quando interage com o livro, quando tem a motivação necessária para compreender o livro e não apenas ter o contato com ele. Por isso é necessário que família e escola caminhem unidas nesta tarefa, para que a compreensão de leitura para criança ocorra dentro das suas possibilidades tornando-se significativo para ela.” (LIMA e SILVA, 2014, p. 6-7)
Em resumo, conclui-se que o incentivo a leitura é o componente de maior importância que irá fazer com que a criança possa se desenvolver e se tornar interessada pelo ambiente escolar, o que lhe auxiliará a compreender as atividades em sala de aula, como necessárias ou lúdicas e não difíceis de suportar. A família é o principal responsável “por inserir a criança no ambiente de aprendizagem, contribuindo para que ela possa se descobrir, se aceitar e sentir-se confiante em sua realidade, encarando as complexidades” da sociedade atual, de forma crítica e consciente dos seus direitos e dos direitos de todos. (LIMA e SILVA, 2014, p. 3)

Referências da Pesquisa:
LIMA, Gabriela R. G. de e SILVA, Rafael B. O Papel da Família no Desenvolvimento do Hábito de Leitura: perspectivas na formação do docente. Disponível em: http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2014/4/659_1150_publipg.pdf
Revista Crescer. Estímulo Precoce à Leitura Tem Um Impacto Positivo na Formação de Novos Leitores. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2015/06/estimulo-precoce-leitura-tem-um-impacto-positivo-na-formacao-de-novos-leitores.html

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