26 de novembro de 2015

EJA – Educação de Jovens e Adultos





“Vivemos uma época marcada por aceleradas transformações nos processos econômicos, culturais e políticos que determinam novas exigências para que os indivíduos possam partilhar das riquezas e conhecimentos socialmente produzidos, exercendo plenamente sua cidadania e inserindo-se no mundo do trabalho. [...] A acentuação das desigualdades sociais reflete-se nas condições de acesso à escola e extensão da escolaridade. Crianças e jovens pertencentes às famílias de baixa renda têm necessidade de trabalhar desde cedo para manter-se ou contribuir para a renda familiar, o que dificulta, quando não impede, seu acesso, permanência e progresso na escola.” (MEC, 2007, p. 16-17)
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido.” (site Brasil Escola) Dessa forma, cabe ao professor, buscar identificar as dificuldades e habilidades desse aluno, de forma que a aula possa ser bem ministrada, pois dar aula a uma pessoa adulta, não é o mesmo que dar uma aula lúdica a uma criança, pois obviamente, as suas vontades, a sua forma de pensar e a sua forma de vivenciar o mundo são completamente diferentes.
“Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é o de se preparar para o trabalho, de ter autonomia e de se dar bem profissionalmente. A abordagem metodológica neste sentido não deve ser desenvolvida com os mesmos parâmetros utilizados para se trabalhar com crianças. Um aluno com idade de 30 anos, por exemplo, retomando os anos escolares correspondente ao 4º ano do ensino fundamental não se interessará por uma atividade caracterizadamente infantil. Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja.” (site Brasil Escola)
Além disso, o mais importante ao se analisar sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), não é necessariamente os motivos que os levaram a não estudar ou a querer estudar tardiamente, mas sim, a sua “fome por conhecimento”, a sua vontade por estudar e a sua dedicação as aulas, aos trabalhos, pois a escola é para todos e cabe a cada um de nós incentivar a participação dos adultos e dos jovens nas escolas. Dessa forma, reduzindo o analfabetismo e permitindo que mais pessoas possam ter acesso ao conhecimento.


Referências da Pesquisa:
Brasil Escola. A EJA e o Preparo para o Trabalho. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/educacao/a-eja-preparo-para-trabalho.htm

Portal do MEC. Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea 1996 – 2004. Ministério da Educação, Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=657-vol1ejaelt-pdf&Itemid=30192

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